segunda-feira, 16 de março de 2009

Curiosidades sobre a Igreja de Corintos.


Corinto, pelos seus ancoradouros passava o comércio do mundo, onde se defrontavam os vícios do Oriente e do Ocidente. Paulo ficou em Corinto durante um ano e meio, na sua segunda viagem missionária.Os cristãos de Corinto se reuniam em casas, ou salões, ou onde lhes fosse possível. Havia milhares de cristãos em Corinto, não uma congregação grande, porém uma porção de pequenas congregações, cada qual com o seu próprio dirigente. Elas iam se tornando rivais, segundo parece, a competirem umas com as outras, em vez de cooperarem na causa geral de Cristo.Alguns gregos, no seu gosto pelas especulações intelectuais e no seu orgulho pelos conhecimentos, jactavam-se muito das interpretações filosóficas que davam ao cristianismo. Por outro lado, os judaizantes, inimigos inveterados de Paulo, logo apareceram por lã a insistir que os gregos não podiam ser cristãos sem observar a lei mosaica (cap. 1:22). Além de formarem grupos em torno de uma ou outra doutrina, arregimentavam-se como partidários ao redor de um ou outro líder. Assim, a igreja se dividiu em muitas facções, cada qual procurando monopolizar Cristo, e rotulá-lo com sua própria marca registrada.
(cap. 1:23) A mensagem da cruz era loucura para os gentios, pois os judeus esperavam um messias com poderes sobrenaturais, não alguém que seria amaldiçoado por Deus (Gl 3:13). Os gregos escarneciam duma divindade que não tinha nem sabedoria, nem o poder para se salvar de tal morte.
(cap. 5:1) O incesto (abusar da mulher do pai) era condenado pela lei judaica (Lv 18: 7,8) e romana.
Vênus era a principal divindade de Corinto. No seu templo, havia mil sacerdotisas, prostitutas públicas, mantidas a expensas do povo, onde sempre estavam prontas para se entregar a prazeres imorais, como culto à deusa.
(cap. - coisas sacrificadas aos ídolos - havia muitos deuses na Grécia; e muita carne exposta à venda nos mercados públicos já tinham sido antes oferecido em sacrifícios a certos ídolos. A questão em foco envolvia não só o uso de carne, como também a participação em festas sociais dos seus amigos pagãos, fosse nos templos do paganismo, em casas particulares, acompanhando-se de vergonhosa lincesiosidade . Essa carne era proibida a judeus ao mesmo tempo porque não era kosher (comida permitida por lei) e por ser contaminada pela idolatria. Para os gentios que se tornaram cristãos, a mesma carne também era inaceitável porque os lembrava de suas vidas anteriores como pagãos. Alguns coríntios cristãos insistiam em comer a carne, contudo, por causa de seu conhecimento de que os deuses pagãos nunca existiram e não podiam de modo algum afetá-los.
(cap. 11:2-16) Era costume nas cidades gregas e orientais as mulheres cobrirem a cabeça, em público, salvo as mulheres devassas. Corinto estava cheia de prostitutas, que funcionavam nos templos. Algumas mulheres cristãs, prevalecendo-se da liberdade recém-achada em Cristo, afoitavam-se em pôr de lado o véu nas reuniões da igreja, o que horrorizavam as outras mais modestas. Sem contar que tanto nas sinagogas judaicas quanto nas igrejas gregas e romanas, a participação pública das mulheres era quase desconhecida e considerada escandalosa.
(cap. 11) cabeça raspada (v 4-6) como mulheres adúlteras, que pegas no ato da traição eram obrigadas a usar togas curtas e escuras e raspar a cabeça. (v 13-15) No primeiro século os homens usavam cabelo mais curto do que o das mulheres.
(cap. 11:17-34) Ceia do Senhor - Os membros mais ricos traziam comida e bebida para certas reuniões de culto, destinadas a uma “festa de amor, ou fraternidade” (ver . 12 em Judas), que se celebrava após a comunhão, da qual festa ricos e pobres participavam. Essa festa, em Corinto, parece que eclipsara inteiramente a Ceia do Senhor. Os que traziam alimento comiam-no com os da sua roda íntima, sem esperar que toda a congregação se reunisse. Imitando as bebedeiras dos pagãos em seus templos, tornava assim, as suas “festas de amor” em ocasião de glutonaria, perdendo de vista, inteiramente o significado da Ceia do Senhor.
Pra.Maquelly Guesser

2 comentários:

  1. a paz de nosso Senhor pastor,
    parabéns pelo blog, estou linkando no meu.

    www.perfeitoadorador.blogspot.com

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. olá...muito legal o blog! parabéns...paz do Senhor.

    ResponderExcluir